Psiquiatria

Programa de Residência Médica em Psiquiatria da UFSCar

O Programa de Residência Médica (PRM) em Psiquiatria da UFSCar inicia atividades no ano de 2025. É desenvolvido em parceria da UFSCar com a Secretaria Municipal de Saúde e com o HU-UFSCar. Na sua construção considerou-se, o contexto local, o perfil sociodemográfico e epidemiológico, bem como a organização da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) do Município. 

Nesse sentido, o Programa contempla estratégias para ampliar a qualidade e eficiência dos serviços de saúde para o enfrentamento das necessidades e problemas de saúde mental da população de São Carlos e região, além de capacitar todos os profissionais dos serviços de saúde que de alguma maneira contribuem para a formação pós-graduada dos profissionais. 

Pressupõe uma articulação cooperativa com o curso de Medicina da UFSCar e dá continuidade a um movimento ampliado e integrado de transformação das práticas educacionais e de formação na área da saúde na Universidade. 

Dialogando com esse princípio, o Programa de Residência Médica em Psiquiatria também objetiva influenciar a construção de novos modelos educacionais, de pesquisa e de cuidado, implicando na melhoria da prestação de serviços oferecidos à população da cidade e região. Estruturada fundamentalmente sobre a prática profissional, utiliza uma abordagem pedagógica construtivista e fundamentada na aprendizagem significativa e de adulto. Focaliza metodologias ativas de aprendizagem tanto na formação de residentes como na educação permanente de tutores e preceptores. Utiliza laboratórios com uma concepção voltada ao estudo autodirigido e ao desenvolvimento da prática profissional.

Corpo docente

O corpo docente da UFSCar conta com docentes que atuam que atuam na Residência Médica e ainda com um grupo de médicos preceptores altamente qualificados, com experiência em atividades assistenciais e de ensino.

Credenciamento pela Comissão Nacional de Residência Médica - Ministério da Educação: 

O Programa de Residência em Psiquiatria da UFSCar está credenciado pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), Ministério da Educação, com ato autorizativo: 935/2024. O financiamento das bolsas destinadas aos residentes é feito pelo próprio Ministério da Educação.

Projeto Pedagógico: 

O Projeto Pedagógico pode ser acessado em Programa de Residência Médica em Psiquiatria.