Professoras do DMed representam a UFSCar na África
Entre os dias 21 a 27 de julho deste ano, a Profa. Dra. Esther Ferreira e a Profa. Dra. Cristina Bruno estiveram presencialmente em Cabo Verde, África, representando a UFSCar em um encontro internacional sobre "DOR PEDIÁTRICA", que reuniu 15 universidades de 8 países diferentes, alocados em 3 continentes (África, América e Europa).
Essa visita fez parte do projeto Erasmus+, financiado pela União Europeia, HUPEDCARE "Higher education as a driver in the HUmanisation of PEDiatric pain CARE", que significa, em tradução literal, "O ensino superior como motor da humanização do cuidado da dor pediátrica", em que a professora Esther Ferreira é coordenadora na UFSCar e a professora Cristina Bruno a vice-coordenadora. O HUPEDCARE visa utilizar as tecnologias da informação e comunicação para criar e implementar práticas inovadoras no cuidado pediátrico - a ideia é promover a integração, o desenvolvimento de capacidades e a cooperação acadêmica para a sociedade, com foco na humanização da atenção à dor pediátrica.
A UniCV e a UniPiaget foram as anfitriãs deste encontro: a semana de trabalho intensivo serviu para consolidar o plano de ação, fortalecer laços entre os parceiros e alinhar a estratégia para os próximos anos, uma vez que o grupo trabalhará com a temática da dor pediátrica de maneira transcontinental até o final de 2027.
"Além de nos reunir, palestrar e ouvir palestras, também vivenciamos diferentes culturas. Pudemos ver a beleza da saúde primária e hospitalar, no que toca às crianças e seu cuidado integral, em Cabo Verde. Foi uma experiência única, que irá colaborar de forma direta e indireta na assistência em dor pediátrica brasileira, assim como me trouxe uma visão inovadora e diferenciada para repassar tanto aos meus alunos e às minhas alunas, quanto ao meio acadêmico como um todo", relata a Profa. Esther.
Saiba mais sobre o projeto em: https://project.hupedcare.com/proj-intro.php?lg=pt



