I Congresso Brasileiro de Dor Infantil e Cuidados Paliativos Pediátricos é sediado pela UFSCar

Nos dias 11 a 13 de abril de 2024 aconteceu o "I Congresso Brasileiro de Dor Infantil e Cuidados Paliativos Pediátricos...

mapa mundi - Esther Angelica Luiz Ferreira.pngNos dias 11 a 13 de abril de 2024 aconteceu o "I Congresso Brasileiro de Dor Infantil e Cuidados Paliativos Pediátricos, I Congresso Luso-Hispânico de Cuidados Paliativos Pediátricos e I Simpósio de Tecnologias em Saúde Infantil", em São Carlos/SP.

O evento da Rede Brasileira de Cuidados Paliativos Pediátricos, organizado pelo Departamento de Medicina da Universidade Federal de São Carlos, com as Liga de Terapia Antálgica e Cuidados Paliativos da Universidade Federal de São Carlos - LATACP UFSCar e Liga Acadêmica de Traumatologia e Ortopedia da Universidade Federal de São Carlos - LATORP UFSCar, obteve apoio do Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP) da Santa Casa de Misericórdia de São Carlos, Laboratório de Bioengenharia do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (LBE ITA) e Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP). Com 978 inscritos, foi totalmente gratuito e ocorreu em formato híbrido.

Palestraram 56 profissionais, que tinham, entre suas formações, medicina, fonoaudiologia, serviço social, enfermagem, fisioterapia, terapia ocupacional, farmácia e bioquímica, psicologia, nutrição, administração de empresas, direito, educação física, biologia, engenharia, odontologia e publicidade. De fora do país, participaram palestrantes da Espanha e Portugal. Do Brasil, palestrantes vieram de diversas instituições, como USP Ribeirão Preto, UNESP Botucatu, Universidade de Brasília, Sírio Libanês, Faculdade de Medicina Einstein, Faculdade de Medicina de Jundiaí, Unifesp, ONG Beabá, Instituto da Criança da Faculdade de Medicina da USP, ITA, Ambulatório Guarda-Chuva de Blumenau SC, ITA, IFSC USP, INCA RJ, Hospital de Ceilândia DF, Unicep São Carlos, Albertin Sabin Fortaleza CE, além da própria UFSCar e HU UFSCar.

No Brasil, todos os estados e Distrito Federal tiveram inscritos, exceto Tocantins: inclusive, 168 cidades foram representadas só em nosso país. Além do Brasil, mais 11 países estiveram presentes conosco: Portugal (21 cidades), Espanha (3 cidades), Cabo Verde (2 cidades), Suíça, Estados Unidos da América, Peru, Canadá e Bolívia com 1 cidade cada, e mais 3 países que não tiveram suas cidades referenciadas, sendo Equador, México e Moçambique.

O professor do Departamento de Medicina da UFSCar Rodrigo Reiff, vice-presidente do evento, comentou: "O sucesso do evento marca a importância da área e ainda traz o conceito de interdisciplinaridade real". A professora Esther Ferreira, também do DMed UFSCar, presidente do evento, relatou: "A comissão organizadora agradece a todas as pessoas envolvidas, pois só juntos e juntas é que a ciência em Dor Infantil e dos Cuidados Paliativos Pediátricos pode ser levada de maneira tão especial para todo o Brasil e, ainda, para o mundo".