Teste de Progresso

O Teste de Progresso (TP) é uma ferramenta de avaliação formativa utilizada para medir o desenvolvimento cognitivo dos estudantes ao longo do curso. Composto por 120 questões de múltipla escolha, ele é aplicado uma ou duas vezes por ano, tendo como objetivo avaliar o conhecimento acumulado dos estudantes nas diferentes áreas, em relação ao conhecimento esperado de um egresso generalista.

O TP permite acompanhar a evolução do desempenho dos estudantes ao longo do tempo, identificando pontos fortes e áreas que precisam de melhoria. Isso ajuda tanto os estudantes quanto os professores a direcionarem seus esforços de estudo e ensino de maneira mais eficaz. Além disso, o TP promove uma cultura de aprendizado contínuo, incentivando os estudantes a revisarem constantemente o conteúdo aprendido e pode servir como um indicador da qualidade do Curso, permitindo que reavaliações e readequações do ensino, conforme necessário.

Além da função formativa do TP, estudos recentes indicam uma correlação positiva entre as médias do TP durante os seis anos da graduação, bem como das notas do TP do sexto ano, ou do quinto e do sexto ano com a aprovação em exames de Residência Médica, associação nem sempre identificada com o coeficiente de rendimento geral do curso.

Dadas essas evidências, a Coordenação do Curso de Graduação em Medicina - campus São Carlos considerará a melhor nota do Teste de Progresso (avaliação formativa) obtida pelo(a) estudante durante o Internato, como indicativa do seu desempenho cognitivo ao final do 6º ano, certificando-a, mediante solicitação do estudante, para fins dos exames de Residência Médica.” P.106 (PPC).

Escolas Médicas participantes:

teste-de-progresso-escolas-medicas.png

Teste de Progresso 2018