Sexto ano inicia estágio na "Ação Brasil Conta Comigo"

Internos do 6o ano iniciam estágio no HU-UFScar em 11/05/2020

Entramos no 5o mês da pandemia Covid-19 com 4 milhões de casos no mundo e 280 mil óbitos contabilizados (https://covid19.who.int/).

O primeiro caso de São Carlos foi notificado em 18/03/20 (http://coronavirus.saocarlos.sp.gov.br/sao-carlos-confirma-primeiro-caso-de-coronavirus/).  As atividades acadêmicas foram suspensas a partir de 16/03 (Portaria GR Nº 4370).  A suspensão abriu a possibilidade da realização de estágios hospitalares pelos estudantes das áreas de saúde, mas a continuação dos estágios do Internato mostrou-se inviável, pela interrupção de diversos serviços de saúde usados como cenários de ensino-aprendizagem.

Em 20/03, o Ministério da Educação publicou a Portaria 356, autorizando a possibilidade de estágio aos alunos dos dois últimos anos do curso de Medicina e do último ano dos cursos de Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia do sistema federal de ensino. Em 23/03 o Ministério da Saúde publicou a Portaria 492,  instituindo a Ação Estratégica "O Brasil Conta Comigo",  voltada aos alunos dos cursos da área de saúde. Em 31/3, a Secretaria de Gestão e do Trabalho e Educação na Saúde do Ministério da Saúde (SGTES/MS) publicou o Edital Nº 4 de 31/03/2020,  normatizando a participação de gestores (serviços de saúde), supervisores (profissionais dos serviços de saúde) e dos alunos na Ação Brasil Conta Comigo. Do 2o ao 6o ano, 84 alunos da Medicina UFSCar se cadastraram, sendo 27 (/35) do 6o ano (8 estudantes são do grupo de risco).

Neste interim, o Hospital Universitário da UFSCar (HU-UFSCar) redirecionou fluxos, adquiriu EPIs, ampliou a equipe de saúde e finaliza a UTI.  As Gerências de Ensino e Pesquisa e de Atenção à Saúde programaram um estágio em Clínica Médica para a Ação Brasil Conta Comigo, em colaboração com os  docentes do Medicina que atuam no HU-UFSCarO estágio ocorrerá em cenários de Enfermaria, Pronto Atendimento, Ambulatórios, Comissão de Controle de Infeção Hospitalar, Vigilância Epidemiológica, Telemedicina, além de Estações de Simulação e atividades teóricas sobre a Covid-19.

Hoje, 11/05, os primeiros estudantes do 6o ano da Medicina UFSCar e internos de outras escolas médicas iniciam o estágio, conforme recrutamento realizado pela SGTES/MS.

O estágio no HU-UFSCar foi acompanhado pelo Conselho de Coordenação, mas estudantes do 5o ou 6o ano, que forem recrutados pela SGTES/MS para atuar em outros serviços, deverão informar à Coordenação do Curso de Medicina sobre o local de atuação, o Gestor da Unidade de Saúde, o nome e a qualificação do Supervisor designado pelo Gestor e a atuação proposta no estágio, tão logo tenham conhecimento dessas informações. Caberá à Coordenação analisar o grau de compatibilidade da atuação no estágio da Ação Estratégica “O Brasil Conta Comigo” com as especificidades da Medicina UFSCar, informar o estudante sobre o resultado dessa análise e oferecer, juntamente com o Departamento de Medicina, suporte pedagógico remoto (Reflexão da Prática), caso o estudante decida por se apresentar ao estabelecimento de saúde. Finalizado o estágio, os estudantes deverão apresentar o Certificado de Participação à Coordenação de Curso, para requerer o reconhecimento da carga horária cumprida conforme o tipo de atividade realizada. (Ato Administrativo ProGrad Nº 14, de 7/05/2020).

Confira matéria produzida pela EPTV.