Inclusão de Pessoas com Deficiência

18/10/18 - Em comemoração ao Dia dos Médicos, roda de conversa discute a inclusão de Pessoas com Deficiência no curso de Medicina.

A Secretaria Geral de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade da UFSCar (SAADE), a Chefia do DMed e a Coordenação do Curso de Medicina realizaram uma roda de conversa sobre a inclusão de Pessoas com Deficiência no Curso de Medicina.

O evento contou com os convidados Dr. Carlos Adani Pereira e Dr. Antonio José da Cruz Santos (Niltão), médicos com deficiência visual que atuam em Ribeirão Preto/SP. Pela SAADE participaram o Secretário Geral,  Dr. Djalma Ribeiro Junior  e o Secretário Executivo, Sr. Sandro Luiz Montanheiro Francischini, que também é deficiente visual. O evento contou também com a participação da Pró-Reitora Adjunta de Graduação, Profa.Cláudia Buttarello Gentile Moussa, além de docentes e estudantes da Medicina e de outros cursos.

Os convidados compartilharam histórias de resiliência, adaptação e inclusão, em um clima descontraído e bem humorado. A conversa trouxe elementos de reflexão sobre o desafio de criarmos condições customizadas às características das pessoas com deficiência, para que possam desenvolver as habilidades e competências necessárias ao exercício da Medicina, mesmo que com eventuais limitações.

_______________________________________________________________________________

"Hoje é o dia do médico. O dia é comemorado pela data de celebração de São Lucas. Lucas era de etnia grega e exercia a medicina em Antioquia. Em meio ao conflito na época, a falta de tolerância com o semelhante e escravidão de raças, Lucas resolveu largar tudo e seguir os apóstolos de Jesus. Seguiu Pedro, pregando o amor, até o seu próprio martírio. Lutou contra o rancor, a indiferença e a discriminação dos mais pobres. Nestes dias de tanta intolerância, ódio, rancor, eu gostaria de parabenizar todos os médicos utilizando-me do nome, e da presença de duas pessoas maravilhosas, dois médicos que possuem 100% de perda da visão funcional, Carlos Fernando Adani e Antônio Santos (carinhosamente chamado por nós que passamos nos corredores do HCRP de Dr. Niltão). Cem por cento de cegueira visual, mas com 100% da visão de que a medicina é amor, dedicação, compreensão e inclusão. Medicina é o ato de cuidar. E como a gente tem que falar de inclusão nestes últimos dias. Como a gente tem que falar que oportunidades são diferentes de privilégios. Como a gente tem que falar que força de vontade vem também com a inclusão. E que a indiferença nos torna menos humanos do que já somos. Somos egoístas, somos intolerantes. Mas lembre-se, apenas um ser humano pode cuidar de outro ser humano. E, por isso, venho dar meus parabéns a todos que cuidam do seu semelhante. Que possamos entender o verdadeiro significado da palavra cuidar. Cuidar e não atender. Amar e não trabalhar. Compreender o que às vezes é incompreensível. Que possamos sorrir mais para aqueles que precisam da gente. Parabéns Niltão e Carlos. Obrigado por me fazer enxergar que a vida é espinhosa sim, mas com força de vontade e inclusão, nós podemos deixá-la mais colorida. Obrigado pela conversa que tivemos hoje. Tenho certeza de que meus alunos saíram diferentes de como entraram. Tenho certeza que eles entenderam, da melhor forma possível, que cuidar do próximo deve ser como cuidamos daqueles que amamos, como nossos pais, nossa família, nossos amigos. Viva a medicina da Ufscar. Viva a vida. Viva o amor!"

Rodrigo Stabeli

Formado pela FMRP-USP, Docente do DMed, Pesquisador 1B do CNPq

Dr. Antonio José da Cruz Santos (Niltão)

Dr. Carlos Adani Pereira