Clínica Médica

Programa

O programa de residência em Clínica Médica da UFSCar foi planejado para o treinamento em serviço nos três níveis de atenção à saúde, com base em metodologias ativas de ensino-aprendizagem e baseado em competências. Ao longo de dois anos o médico terá vivências e poderá adquirir habilidades para cuidar de pacientes clínicos, conquistando independência e responsabilidade de forma progressiva.

As atividades dos residentes dentro do Programa ocorrem sob supervisão qualificada e integral, o que garante o cuidado seguro e eficaz ao paciente, bem como o adequado desenvolvimento técnico e humano, em ambiente pautado por diretrizes éticas e científicas. Com o objetivo geral de formar recursos humanos especializados em Clínica Médica, foi planejado para obter alto nível de resolutividade e atuação norteada por princípios éticos e técnico-científicos. Dentro da carga horária semanal, dez por cento (10%) do tempo é destinado a atividades teóricas, dentre as quais estão previstas sessões clínicas, discussão de artigos científicos, cursos teórico-práticos com a utilização da Unidade de Simulação e o desenvolvimento de atividade científica sob orientação de um dos docentes envolvidos no Programa.

Cenários:

A área da saúde da UFSCar conta hoje com cenários nos diferentes níveis de complexidade, abrangendo:

• Unidades de Saúde da Família e Unidades Básicas de Saúde, por meio de parceria com o município de São Carlos, dentro da Rede de Saúde Escola;
  • O Hospital Universitário da UFSCar, ligado à rede EBSERH que se configura como cenário principal para a Residência em Clínica Médica;
  • A Santa Casa de Misericórdia de São Carlos, por meio de parceria já bem estabelecida desde 2011, que oferece cenários de alta complexidade em urgência e emergência para a residência em Clínica Médica.

Corpo docente:

O corpo docente da UFSCar conta com docentes que atuam nas diferentes especialidades da clínica médica. Além disso o Hospital Universitário da UFSCar conta com um grupo de médicos preceptores altamente qualificados nas várias áreas clínicas, com experiência em atividades assistenciais e de ensino.

Credenciamento pela Comissão Nacional de Residência Médica - Ministério da Educação:

O Programa de Residência em Clínica Médica da UFSCar está credenciado pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), Ministério da Educação. O financiamento das bolsas destinadas aos residentes é feito pelo próprio Ministério da Educação.

Projeto Pedagógico:

O Projeto Pedagógico pode ser acessado em Programa de Residência em Clínica Médica da UFSCar