Família e Comunidade

Programa

O Programa de Residência Médica (PRM) em Medicina de Família e Comunidade (MFC) da UFSCar busca formar o profissional médico em consonância com a realidade da população brasileira, levando em conta as suas necessidades de saúde, doenças de maior prevalência nas diferentes etapas do ciclo vital. Nesse sentido, contempla estratégias para ampliar a qualidade e eficiência dos serviços de saúde para o enfrentamento dessas necessidades e problemas de saúde da população de São Carlos e região, além de capacitar todos os profissionais dos serviços de saúde que de alguma maneira contribuem para a formação pós-graduada dos profissionais.

O PRM em MFC da UFSCar é desenvolvido em parceria entre a universidade e a Secretaria Municipal de Saúde e na sua construção considera o contexto local, o perfil sociodemográfico e epidemiológico, bem como a organização da Rede de Cuidado à Saúde do Município.

Pressupõe uma articulação cooperativa com o curso de Medicina da UFSCar e dá continuidade a um movimento ampliado e integrado de transformação das práticas educacionais e de formação na área da saúde na Universidade. Nesse sentido, o Programa de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade, também objetiva influenciar a construção de novos modelos educacionais, de pesquisa e de cuidado, implicando na melhoria da prestação de serviços oferecidos à população da cidade e região.

Apresenta uma inovadora organização curricular que aborda uma íntima articulação entre teoria/prática, sem subordinações. Utiliza uma abordagem pedagógica construtivista e fundamentada na aprendizagem significativa e de adulto. Focaliza metodologias ativas de aprendizagem tanto na formação de residentes como na educação permanente de tutores e preceptores. Utiliza laboratórios com uma concepção voltada ao estudo autodirigido e ao desenvolvimento da prática profissional.

Cenários

Unidades de Saúde da Família (USFs), Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Hospital Universitário - UFSCar (HU-UFSCar), Unidade de Saúde Escola da UFSCar (USE), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), entre outros.

Corpo docente

Conta com sete docentes do Departamento de Medicina (DMed) da UFSCar especialistas em Medicina de Família e Comunidade e preceptores com Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade, além de docentes de outras áreas com alta qualificação.

Credenciamento pela Comissão Nacional de Residência Médica - Ministério da Educação: 

O Programa de Residência em MFC da UFSCar está credenciado pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), Ministério da Educação. O financiamento das bolsas destinadas aos residentes é feito pelo próprio Ministério da Educação.

 

Projeto Pedagógico: 

O Projeto Pedagógico pode ser acessado em Programa de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade