Projeto Pedagógico

O currículo do Curso de Medicina da UFSCar fundamenta-se sobre a orientação por competência, a integração teórico-prática e a abordagem educacional construtivista, utilizando metodologias ativas de ensino-aprendizagem. Requer a articulação entre ciências básicas, clínicas, humanas e sociais aplicadas na solução dos problemas de saúde, em colaboração  multiprofissional.

A utilização dos serviços de saúde e de outros equipamentos sociais como cenários de ensino-aprendizagem possibilita a diversificação e a desconcentração da formação que, assim, se aproxima da prática profissional real. As diversas modalidades de atenção à saúde são consideradas numa perspectiva de integralidade. Os estudantes são inseridos na Rede-Escola desde o primeiro ano da formação e passam vivenciar cenários de atendimento domiciliar, ambulatorial, pré-hospitalar, hospitalar, serviços de urgência-emergência, etc. Para cada um desses cenários há capacidades específicas a serem desenvolvidas e outras que podem ser mobilizadas e transferidas, segundo contexto. Essa parceria entre Universidade/Serviços estabelece uma articulação sistematizada e reflexiva entre os mundos do trabalho e do aprendizado e a sociedade.

O Projeto Pedagógico do Curso de Medicina da UFSCar é audacioso por apoiar o SUS e apoiar-se no SUS, com uma proposta inovadora em relação aos modelos convencionais de formação. Tanto no contexto nacional, como no mundial, o modelo biomédico tem se mostrado insuficiente parta enfrentar os atuais problemas de saúde da nossa sociedade. Apesar dos avanços científicos e do arsenal tecnológico disponível para a formação médica e para a atenção à saúde, uma grande parcela da população continua sofrendo e morrendo vitimada por problemas sanitários para cujo enfrentamento, em sua maioria, já existe conhecimento produzido. Além desse aspecto, a organização da atenção à saúde segundo especialidades médicas e a utilização indiscriminada da tecnologia vêm interferindo negativamente na abordagem integral das pessoas e no desenvolvimento de vínculo, reduzindo os espaços de escuta e de uma coleta qualificada de história e exame clínicos.

Projeto Pedagógico do Curso de Medicina