Programa: Programa de Neurologia Cognitiva e Comportamental da UFSCar

Grande Área: Ciências da Saúde
Área Temática Principal: Saúde
Área Temática Secundária: Educação
Resumo: Justificativa. A área de Neurologia Cognitiva e Comportamental trata de transtornos cognitivos e comportamentais associados a doenças neurológicas e não neurológicas, destacando-se as síndromes demenciais. As demências destacam-se em decorrência de sua alta prevalência, afetando cerca de 5% da população acima de 65 anos, e do seu alto custo socioeconômico. Embora o clínico geral seja capaz de referenciar pacientes para os serviços especializados, na maioria das vezes não é capaz de diagnosticar a síndrome demencial. Cada vez mais, ambulatórios multidisciplinares especializados para o atendimento de pacientes com transtornos cognitivos-comportamentais e demências são a regra em ambiente universitário. Objetivos: Produção de conhecimentos por meio de pesquisas e sua divulgação através de ensino e extensão; atenção integral e interdisciplinar de adultos e idosos com transtornos cognitivos e demências, incluindo diagnósticos, tratamentos, reabilitação mental e prevenção; capacitação e aprimoramento dos alunos e profissionais para o atendimento de pessoas com aqueles problemas de saúde.
Público Alvo: Pacientes: pessoas adultas ou idosas com transtornos cognitivos e demências. Profissionais: profissionais de Medicina (Neurologia), Enfermagem, Fisioterapia, Psicologia, Serviço Social, Terapia Ocupacional e outras áreas da saúde ou fora da saúde, interessados na matéria. Estudantes, estagiários, residentes e pós-graduandos dessas áreas.