Programa: Liga de Infectologia da UFSCar

Grande Área: Ciências da Saúde
Área Temática Principal: Saúde
Área Temática Secundária: Educação
Resumo: A Liga de Infectologia da Universidade Federal de São Carlos (LINFU), é composta por estudantes de graduação dos 1º e 2º Ciclos do Curso de Medicina (1º ao 4º ano). Inicialmente as ações da liga eram enquadradas como Atividade de Extensão e vinculadas apenas ao Departamento de Medicina. No entanto, com a ampliação e diversificação de suas ações, englobando diferentes atividades de extensão e realizando parcerias com o Programa Municipal de DST/aids; com outras unidades da UFSCar, particularmente o Departamento Médicos e Odontológico, a Unidade de Simulação da Prática Profissional em Saúde e com docentes e estudantes de outras áreas da saúde, proponho enquadrá-la como Programa de Extensão. A liga visa cumprir de forma integrada objetivos de ensino, pesquisa e extensão na área de infectologia. Todas as atividades da liga são orientadas e supervisionadas por docente infectologista doutora em Doenças Infecciosas e Parasitárias. As ações da liga incluem atendimento supervisionado de pacientes com doenças infecciosas e parasitárias em cenário ambulatorial, de urgência e de internação; organização de encontros mensais para discussões de caso, seminários e palestras; simpósios de infectologia; campanhas de prevenção contra DST; campanhas de aconselhamento e testagem para HIV, hepatite B , hepatite C e sífilis; projetos de pesquisa em doenças infecciosas e parasitárias; oficinas de microbiologia; manutenção de Blog para orientação em doenças infecciosas e parasitárias, divulgação de eventos, divulgação de dados epidemiológicos, de normas técnicas e de dados científicos de interesse.
Público Alvo: Estudantes de graduação de medicina e de outras áreas da saúde, profissionais da área da saúde do município de São carlos, pacientes com doenças infecciosas e parasitárias, população em geral.