Programa: Diabetes Mellitus e Metabologia

Grande Área: Ciências da Saúde
Área Temática Principal: Saúde
Área Temática Secundária: Educação
Resumo: O Diabetes Mellitus (DM) e as doenças metabólicas correlatas são doenças crônicas, de proporções epidêmicas e importante problema de saúde pública, especialmente nos países em desenvolvimento.Suas consequências, a médio e longo prazos, incorrem em em elevado custo social e econômico. As evidências são unânimes em demonstrar que o prognóstico do DM depende do controle metabólico, que só é atingido através de intervenções múltiplas, tanto medicamentosas como não-medicamentosas. Estas últimas concentram-se na abordagem nutricional, exercício físico e educação e são a base fundamental do cuidado ao portador de DM. Este cuidado requer trabalho multidisciplinar integrado e educação continuada dos profissionais de saúde.
Público Alvo: Profissionais de Saúde Estudantes de Graduação e Pós-Graduação dos Cursos da área de Saúde e áreas afins Portadores de Diabetes Mellitus e Doenças Metabólicas Correlatas